sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cilindro de CO2 em PVC Nova Versão

Resolvi criar um novo tópico com o intuito de deixar melhor organizado a apresentação do projeto.

A idéia foi criar um cilindro de PVC que fosse seguro, que pudesse ser desligado assim que as luzes se apagassem e que também pudesse acumular o CO2 para uso no dia seguinte.

Eu utilizei como base o projeto do MPScheffer
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=48622

-----

Segue algumas fotos, lembrando apenas que faltam alguns detalhe.
Na sequência explicarei item a item.


Eu fiz a garrafa com 30 cm, pois precisava que ela fosse um pouco menor, a capacidade dela ficou em torno de 1250 ml.


Aqui esta o conta bolhas feito com equipo de soro e logo abaixo dele esta a válvula anti-retorno. A válvula de ajuste fino (agulha) é uma utilizada em instalações de GLP (gás de cozinha) da marca jackwall com dois espigões, 1 de 1/8" e outro de 3/8". Para conectar a válvula agulha na solenóide eu utilizei um pedaço de mangueira 3/8" ligando a saída da solenóide na entrada da válvula agulha.



Aqui na vista lateral, da para ver que o cilindro é quase o mesmo do MPScheffer, a única diferença é que em vez de eu colocar o Cap (tampa) eu coloquei uma luva onde uma das extremidades vai no cilindro e na outra eu coloquei um espigão de 3/8" para pode utilizar a bexiga. Desta forma quando eu quero colocar a receita dentro da garrafa eu retiro a luva com a parte da bexiga.


A tubulação mais fina eu utilizei aquela mangueira da Boyu para aquário.




Descrição das peças.

Lista de Materiais.

Cilindro
- 2 Caps de 100mm
- 30 cm de cano PVC 100 mm
- 1 flange de 25mm com rosca
- 1 tubo de cola de pvc
- 1 T 25mm com rosca
- 2 Nips de 25mm
- 1 Valvula solenóide de maquina de lavar 220v.
- 1 Válvula agulha da Jackwall;
- 1 espigão de 3/8 para a válvula agulha;
- 1 espigão de 1/8 para a válvula agulha;
- 1 luva 3/4" com rosca dos dois lados
- 1 redutor de 3/4" para 1/2"
- 1 espigão de 3/8" para colocar no redutor de 1/2"
- 3 Bexigas;
- 1 válvula anti retorno (dessas de bombas de ar para aquário) para evitar que a água do equipo desça.

Algumas informações básicas

A solenóide foi feita no esquema do Milton ohta, com uma torneira de
maquina brastemp 220v, custou R$ 7,00 reais.

O sistema de segurança e reserva de gás também foi baseado nas idéias do Milton Ohta de utilizar 3 bexigas (uma dentro da outra)

A válvula agulha, é uma válvula para gas de cozinha, paguei R$ 7,00.

O contador de bolhas foi feito de equipo de soro que custou R$ 0,70.

Agradecimentos especiais ao Milton Ohta e também ao MPScheffer por terem compartilhado suas idéias.

Aguardo críticas e sugestões para que possamos melhorar ainda mais o sistema.

Um comentário:

  1. Muito legal a sua ideia! Só uma duvida...você tem as medidas da receita? e porque no seu difusor não precisa de outra garrafa só com agua?

    ResponderExcluir