Olá amigos
Todos sabemos que os termostatos vendidos nas lojas são caros, e muitas vezes não encontramos na potência desejada para nosso aquário. Então por que não fazer nosso próprio termostato?
Quem mexe com eletrônica obviamente terá facilidade de faze-lo
Este circuito foi tirado da revista Nova Eletrônica. Não me recordo o número, mas lembro que é muito velha, lá pra 1987. O circuito é um simples comparador de tensão feito com 555. Sentindo a queda da temperatura através de um termistor (também conhecido como NTC), que é um resistor variável com a temperatura, o CI 555 ativa o triac. Assim o Aquecedor liga, junto com a lâmpada néon piloto. Após a temperatura atingir o parâmetro desejado o circuito desliga o aquecedor. Através do potenciômetro R2, determinamos a temperatura de disparo do circuito, segundo a revista podemos controlar facilmente temperaturas entre 5°C e 70°C.
Veja o circuito na figura abaixo:
Segundo a revista para alimentação do circuito será preciso uma fonte de 12 volts com capacidade mínima de 200mA, mas na verdade a alimentação pode ser feita na faixa de 5 a 16 volts, que é a faixa de operação do CI 555. A sugestão que dou é usar uma fonte de carregar bateria de celular, quase todo mundo tem uma em casa que está em desuso. A vantagem de utilizar estas fontes é que a maioria delas é chaveada, tendo economia de energia, visto que o circuito ficará ligado por 24 horas todo dia.
O triac a ser usado deve estar de acordo com a potencia do seu aquecedor e a tensão de trabalho do mesmo, ou seja, não precisa ser o TIC 226D, calcule a corrente consumida pelo seu aquecedor e compre um triac que suporte pouco mais que essa corrente. É indicado o uso de dissipador de calor no triac! (No meu uso um bem grande porque esquenta pra caramba!)
O termistor deve ser soldado em um fio paralelo comprido e isolado com silicone. Recomendo utilizar aqueles silicones proprios para aquario. A vez que usei silicone normal tive que refazer a isolaçao em 15 dias de uso.
A caixa com o circuito pode ficar perto do aquário desde que não fique muito exposta a vapores, pois os componentes podem oxidar-se.
Para por para funcionar o circuito basta colocar o sensor dentro da água, assim como o aquecedor, depois ligue o termostato na tomada e o aquecedor no termostato. Faça isso com a temperatura do aquário já no valor desejado. Em seguida ajuste R2 até o limiar de disparo (como se faz num termostato comum). Fique de olho se há mudanças na temperatura, caso precise vá ajustando R2.
Lista de material:
R1 – 1,5 k ohms; ¼ W; 5%
R2 – 2,2 k ohms; (potenciômetro)
R3 – 180 ohms; ½ W; 5%
R4 – 1 k ohms; ¼ W; 5%
R5 – 470 k ohms; ¼ W; 5%
C1 – 15nF (capacitor de poliéster)
C2 – 100 microF (capacitor eletrolítico)
NTC – 2,2 k ohms a 25°C
CI1 – NE 555
Triac – TIC 226D (400V/6A)
L1 – Lâmpada néon.
Experiência pessoal: O meu termostato está funcionando já há três meses, nesse tempo posso comprovar que seu desempenho é excelente. A temperatura no meu aquário sempre se manteve constante.
O que mais gostei nessa montagem foi o baixo custo, tirando a fonte e a caixa (ambas achei aqui em casa), tudo saiu por +/- 20 reais. Controlo 2 aquecedores de 300 Watts, cada um custou 10 reais, ou seja, fiz um aquecedor com termostato eletrônico de 600 Watts com 40 reais. Nas lojas o aquecedor com termostato mecânico de 250 Watts está mais de 100 reais.
Não consegui achar o desenho da placa. Mas continuo procurando, quando achar certamente postarei aqui.
No proximo post fotos!
Qualquer duvida podem perguntar a vontade!
Araços
Victor Borghi
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário