sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Abaixe a temperatura

Tenho um aqua de 100L e dias atrás aqui em Sampa a água chegou a 32°C.
Meus peixes são de água fria,os coitados estavam mal.
Fiz um esquema caseiro com peças usadas que eu tinha aqui em casa.
Consegui derrubar a temperatura para proximos dos 25°C.
Isto em dias de calor bravo.
Agora esta em 24°C (Temp ambiente = 26,5ºC).

Material utilizado:
Bomba Sarlo 150 Submersa
50cm de mangueira plástica (aquelas mangueirinhas de inalador)
Um dissipador de calor de processador de aluminio (60 x 80 )
Um Cooler de fonte (80 x 80) 12V
Fonte de 12V
Pedaço de mouse PAD (borracha)



Modo e funcionamento.

A bomba Sarlo eu montei no fundo do aqua o mais baixo possível.
A mangueira plástica eu coloquei na boca de saida da bomba,colei para ele não sair.
Meu aqua tem vidros e tampa,cortei um pedaço de borracha (mouse PAD velho) e coloquei em cima do vidro com o Dissipador de calor .
O dissipador tem no meio uma canaleta por onde passa o grampo de fixação,como o grampo não será usado este espaço fica livre,passe a mangueira por entre esta canaleta e a outra ponta para dentro do aqua de novo.
O cooler deve ser fixado acima do dissipador.
Deste modo a bomba puxa a agua do fundo e bombeia ela por entre o dissipador ,retornado para o aqua.
O processo de resfriamento demora um pouco,o tempo depende do tamanho do aqua.

O processo é lento mas funciona, não faz barulho e não se gasta muito.

Deve se evitar quedas bruscas de temperatura,pois o choque termico alem de poder matar seus peixes,podem trazer doenças ,tipo Ictio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário